Home

 

 

 

 

Demian Cabaud
Astah
CD Carimbo Porta-Jazz 2018

 

 

Argentino de nascimento a viver em Portugal há mais de uma década, Demian Cabaud é um dos nomes mais sólidos do Jazz nacional. Professor, compositor e músico, o contrabaixo de Cabaud faz-se ouvir em discos em seu nome ou de inúmeros músicos e grupos nacionais ou, por exemplo, na Orquestra Jazz de Matosinhos. Este é, no entanto, o seu grupo mais internacional, com um saxofonista cubano, um pianista galego, um baterista norte-americano (Ohio) e um outro galego, uma cantora das Baleares e ele mesmo argentino.

Disco de Jazz puro e duro, sem concessões, Astah reúne sete originais e um tema popular do argentino Gustavo «Cuchi» Leguizamón, cantado por Ángela Cervantes (a carta «fora do baralho» do CD), a confirmar o quão interessante é Cabaud também como compositor. Quanto à banda, Astah reúne não apenas um grupo de elevado nível que é igualmente notável na sua unidade e na forma como cada músico por si se comporta na interpretação dos temas.

Jazz puro e duro, um hardbop que por vezes se aproxima de Ornette Coleman na contundência e na, curiosamente, premência rítmica, e onde se ouve, via o excelente saxofonista Ariel Bringuez, a inteligência harmónica de Wayne Shorter ou o mais gutural e o mais cantado de Sonny Rollins. Mas diria que Astah é um disco de Jazz moderno e impetuoso onde cabe todo o Jazz dos últimos setenta anos, com passagens pelas diversas formas que ele assumiu, sem que se detenha particularmente num ou outro músico ou forma.

Editado pela Porta-Jazz, Astah é um dos grandes discos do ano.

Ariel Bringiuez (st)
Xan Campos (p)
Demian Cabaud (ctb)
Iago Fernandez (bat, bombo leguero)
Jeff Williams (bat)
Angela Cervantes (voz)(Vidala)

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)